Congregacionalismo

01.  Origem:
       O sistema eclesiástico congregacional nasceu na Inglaterra, na verdade, ele não nasceu com este nome, mas como congregações independentes. Como surgiu?
       O rei Henrique VIII por motivos político-econômicos rompeu com a Igreja Católica Romana criando uma igreja nacional por nome de “Anglicana”, onde o monarca era também o chefe supremo dessa igreja e o sistema eclesiástico era episcopal, ou seja, uma pessoa tomava todas as decisões por todos. Porem essa igreja havia herdado muitos ritos e costume da igreja romana e não demorou muito para surgir no seu seio grupos separatistas querendo a verdadeira reformar que já havia começado na Alemanha.
       Estes desgostosos organizaram um grupo dentro da Igreja Anglicana e entraram na historiam conhecidos como “Os Puritanos”. Desse grande grupo surgiram 3 outros grandes grupos, eram os “puritanos separatistas (deram origem aos anabatistas que depois deram origem aos Batistas)”, os “puritanos presbiterianos (deram mais tarde origem aos Presbiterianos)” e os “puritanos independentes (estes originaram os Congregacionais)”.
       Os independentes tiveram origem em Londres por volta de 1567 a 1568. Robert Brow foi o primeiro expoente deste movimento e quando perseguido pela Igreja Anglicana voltou para suas origens. Com isto Henry Ainsworth e Francis Jonhoson assumiram a congregação e devido à perseguição implementada pelos anglicanos tiveram que fugir com a congregação para a Holanda em 1602.
       Em 1620 os ingleses refugiados na Holanda decidiram aventurar-se no novo mundo e foi assim que a maioria das congregações de puritanos independentes mudaram-se para os EUA. Com o crescimento na América das congregações independentes as lideranças uniram-se e organizaram a primeira aliança de igrejas independentes já com o nome de Igrejas Congregacionais.

02.  Congregacionalismo no Brasil:
       No dia 08 de Setembro de 1809 nascia na Escócia Robert Reid Kalley. Filho de um casal presbiteriano, Kalley foi criado em um lar protestante, mas logo que atingiu a maioridade e se formou em medicina tornou-se ateu.
       A pedido de sua irmã, Kalley foi visitar uma velhinha que estava muito doente, ele diagnosticou que a enfermidade era mortal e ao comunicar aquela senhora ela deu um belo e angelical sorriso. Ele não entendendo sua atitude a perguntou o porquê do sorriso sabendo ela que logo iria morrer. Ela lhe replicou; “Estou feliz porque vou para os braços do meu Senhor Jesus”. Isso transformou a vida desse medico que começou a ler a bíblia e com pouco tempo depois converteu-se a Cristo e tornou-se um cristão fervoroso da Igreja Presbiteriana  Livre da Escócia.
       Não demorou muito para que Deus chamasse Kalley para a obra missionária. Nasceu no coração do medico o desejo se fazer missão na Índia, mas nunca ouve oportunidade para que ele fosse, foi ai que ele decidiu fazer missão na Ilha da Madeira em Portugal, e lá passou 10 anos pregando. Após dez anos Kalley teve que fugir de Portugal devido a perseguição, e com ele muitos crentes portugueses convertidos pelo seu ministério tiveram também que sair de sua pátria devido a ferrenha perseguição da Igreja Católica. Kalley voltou para a Escócia e os demais irmãos exilados refugiaram-se em Ilinoes nos EUA. Passados alguns anos D. Margarida esposa de Kalley falece e é ai que ele casa-se com Sarah Wilson e resolvem visitar os irmãos portugueses que estavam nos Estados Unidos. É nessa visita que Kalley sabe que o Brasil precisava de missionários e decide embarcar para cá chegando ao Rio de Janeiro no dia 10 de maio de 1855.
       E é no dia 19 de Agosto de 1855 que nasce a primeira Igreja em língua portuguesa no Brasil. Na ocasião o trabalho começa na em uma escola dominical ministrada por D. Sarah que contou a história do profeta Jonas para cinco crianças no alpendre de sua casa, na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro. Em 1 de Julho Kalley organizou a Igreja Evangélica Fluminense, esse foi o nome dado pelo missionário para a 1ª Igreja Evangélica Brasileira, como o é ainda hoje.

03.  História da Igreja Evangélica Congregacional Kairós:
       No dia 05 de Janeiro de 2000 em um salão alugado na Avenida General Osório de Paiva se realizava o 1º Culto de um trabalho congregacional no bairro de Vila Pery. Na ocasião a congregação nascia como fruto da Igreja Congregacional do Conjunto Esperança e a pequena congregação tinha seis irmãos; Maria Ivone Lopes Gonçalves, Cláudia Lopes Gonçalves, Maria Alzenir Santana Marques, Jocilé Moreira Serra, Rochele Bastos de Sousa e Cristiano Ribeiro do Nascimento que foi escolhido como dirigente da congregação. Devido a uma cisão ocorrida na IEC do Conjunto Esperança os irmãos da congregação se reuniram e decidiram se desligar do Conjunto Esperança e filiar-se a IEC de Boa Viagem no dia 05 de Julho de 2000. Com o crescimento da congregação os departamentos e uniões foram sendo organizados, como segue;

29 de Junho de 2000 - União Auxiliadora Feminina;
12 de Outubro de 2000 - União de Mocidade;
10 de Novembro de 2001 - Consagração e posse do seminarista Cristiano Ribeiro como pastor da congregação;
10 de Dezembro de 2001 - União de Adolescentes;
05 de Janeiro de 2002 - Emancipação da congregação. A partir de então se tornava na Igreja Evangélica Congregacional de Vila Pery. Na ocasião ocorreu também à mudança de endereço e a Igreja passou a reunir-se no Colégio Intelecto na Rua Dom Xisto Albano nº. 217;
31 de Agosto de 2002 - Abertura da congregação no bairro do Presidente Vargas;
07 de Dezembro de 2002 - União de Homens.
15 de Novembro de 2005 - Mudança do nome da igreja que passou a si chamar “Igreja Evangélica Congregacional Kairós”.
05 de Abril de 2006 - aprovação do novo estatuto.
01 de Julho de 2006 - mudança de endereço da Igreja, agora para a Rua Fernando Farias de Melo, nº 275 – Vila Manoel Sátiro.

 
Rua Iná Brito, 419, Parque Presidente Vargas